Eu vivi com uma doença crônica por cerca de um ano. Desenvolvi os primeiros sintomas de CFS (Síndrome de Fadiga Crônica) no outono do ano passado. Tudo começou com suscetibilidade à luz; olhar para uma luz forte fez minha cabeça começar a ficar um pouco confusa. Então, comecei a ter enxaquecas crônicas. Eu não aguentava ficar do lado de fora por mais de cerca de 10 minutos antes que uma enxaqueca começasse a aparecer. Comecei a me sentir incapaz de caminhar longas distâncias.

Lentamente foi piorando e pior, até que eu não conseguia mais subir as escadas. Eu não aguentava mais do que cerca de quinze minutos. Na pior das hipóteses, meu namorado teve que colocar meus sapatos para mim. Eu não poderia fazer isso sozinho. Fiquei praticamente preso à cama por cerca de um mês com uma Cuia Termica Stanley ao lado. As pessoas riam e riam de mim quando eu estava em público porque eu oscilava de um lado para o outro como se estivesse bêbado. Um médico após outro me disse que era “apenas” ansiedade.

Sinto-me um pouco melhor agora. Como fiquei inativo por muito tempo, ganhei um pouco de peso. Eu lutei com meu corpo se tornando cada vez maior. Eu lutei com a alimentação desordenada por quase uma década, e isso significa que minha percepção do meu corpo é ainda mais torta do que a de uma pessoa normal. Estou tentando me exercitar de forma saudável, agora, para construir músculos.

Vá em seu próprio ritmo

Eu não posso enfatizar isso o suficiente. É tão importante. É importante para quase todos, mas é especialmente importante para quem vive com uma doença crônica. No início, senti que deveria seguir uma programação rígida. Eu estava fazendo um treino básico pela manhã e, em seguida, um treino mais rígido a cada dia. Até eu ficar doente ontem. Eu estava realmente lutando para me mover. Eu estava até com dor. Percebi que precisava ir com calma. Achei que teria um “dia de descanso” ontem. Comecei a me sentir um pouco culpado por não poder malhar todos os dias. Então, percebi que meu corpo estava me dizendo para tirar um dia de descanso. Eu precisava ouvir isso.

Disse a mim mesma que não havia problema em descansar. Estava tudo bem se eu precisasse de outro dia de descanso durante a semana. Eu só precisava ouvir meu corpo. Adapte sua rotina de exercícios em torno de sua condição crônica, e não o contrário. Se você deseja começar a se exercitar, mas não está se sentindo bem o suficiente para fazer algum tipo de treinamento de alta intensidade, tente um treino sentado ou uma sessão de ioga estilo de baixa intensidade. Você também pode usar faixas de resistência ou pesos de mão enquanto estiver sentado.

Cuia Termica Stanley

Meu treino matinal é um criado por Maddie Lymburner, chamado MadFit no YouTube. Maddie cria uma série de exercícios; alguns de alta intensidade, alguns de baixa intensidade. O que eu sigo de manhã é o treino de ’10 minutos de rolar para fora da cama’. Este não tem salto ou equipamento, e isso é muito bom para mim. Trata-se de encontrar a rotina de exercícios certa para você.

Trabalhe com sua condição crônica de saúde

Trabalhe com sua condição crônica de saúde, não em torno dela. Muitas pessoas com CFS lutam para se exercitar. Frequentemente, as pessoas com CFS são colocadas em GET (Graded Exercise Therapy) pelos médicos como parte de um plano de recuperação. Isso é altamente controverso nas comunidades do SFC. Vá a qualquer grupo de apoio do CFS e você encontrará membros que descobriram que sua condição de saúde piorou com os exercícios. Este foi certamente o meu caso há alguns meses. Se eu tivesse me exercitado quando não conseguia andar, provavelmente teria piorado muito.

É ouvir o seu corpo e ouvir o seu estado de saúde. Eu sei que meu CFS está ficando um pouco melhor. Estou muito mais móvel do que antes. Sei que posso começar a me exercitar e ganhar força. Muitos médicos não entendem realmente a SFC – eles próprios não vivem com uma doença crônica e, por isso, lutam para entender como funciona. Eles vêem isso como uma espécie de condição linear em que você fica doente, começa vários tratamentos como TEG e depois melhora.

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Não é assim que muitas condições crônicas funcionam; a maioria das condições crônicas, por sua própria natureza, não funciona linearmente. Eles são duradouros e o sofredor pode se sentir melhor em alguns dias e pior em outros. Estou me sentindo muito melhor no momento. Eu sei que posso começar a construir alguma força muscular novamente. Se eu não estivesse me sentindo melhor, não o faria. Consulte seu médico, claro, mas lembre-se também de que você é quem o conhece melhor. Para algumas pessoas que sofrem de CFS, um plano GET é a pior coisa que podem empreender. Se você acha que pode ser você, ouça o seu corpo.

Informe seus entes queridos

Com condições crônicas de saúde, sempre há o risco de um episódio ruim começando. No meu pior ponto, minhas pernas dobrariam sob mim e eu cairia no chão. Eu não seria capaz de prever quando isso aconteceria. Eu sei que isso pode acontecer novamente. Não gosto de me exercitar em público, então me exercito no cômodo disponível do apartamento que divido com meu parceiro, de porta fechada. Mas asseguro-me de dizer a ele que vou fazer exercícios. Se estou tocando música, coloco no nível baixo ou coloco meus fones de ouvido para que ele possa ouvir se eu gritar por ajuda .

Parece um pouco humilhante ter que alertar os outros de que posso precisar de ajuda quando estou me exercitando. Pode ser perturbador; me faz sentir como se tivesse regredido a uma criança, precisando de ajuda em tudo. Mas eu sei que pode ajudar a me manter seguro, e isso é o mais importante. Meu namorado sabe me ouvir quando estou me exercitando. Se você não mora com outra pessoa e não quer ir à academia, aconselho pelo menos avisar um ente querido quando você estiver malhando, caso esteja um pouco preocupado com a possibilidade de piora no seus sintomas.

Eu apenas comecei a malhar com uma doença crônica. Tem sido muito difícil, mas vale a pena. Para algumas pessoas, não vale a pena. Se você está vivendo com uma doença crônica, precisa avaliar sua própria situação e decidir por si mesmo se quer malhar. Pode ser difícil quando há modelos de fitness por todo o Instagram, flexionando seus abdominais perfeitamente tonificados. Eu me sinto um pouco desanimado quando vejo isso. Então, tentei curar meu feed e seguir influenciadores de fitness que são um pouco como eu. O Instagram pode ser uma ferramenta realmente útil para superar uma doença crônica – depende apenas de quem você segue. Da mesma forma que você pode fazer a curadoria de seu feed do Instagram, organize seu treino para adaptá-lo a você e às suas necessidades específicas.